O Feminismo & As Redes Sociais

Uncategorized

por Naiara Wagner

O movimento feminista ganhou grande ambiente de difusão e propagação com o advento da Internet. Há diversos sites, páginas em redes sociais e fóruns que discutem questões da iniciativa feminista.

O tumblr http://femimiminista.tumblr.com/ , por exemplo, posta diversas imagens com viés de comédia, como uma que diz “homem: para ficar melhor, só virando mulher” e discute questões relevantes por meio da ironia e do humor – o que torna, de certa forma, os debates mais leves. Já no Facebook, há diversas páginas e fóruns de compartilhamento dos preceitos feministas, no qual as pessoas interagem, trocam experiências e acrescentam às ideias uns dos outros.

O blog http://blogueirasfeministas.com/ , é composto por mais de 70 mulheres, que colocam suas ideias de maneira nada impositiva e se propõe a tirar dúvidas e esclarecer seus ideais à terceiros. Nele, os textos são mais longos, tratando dos assuntos de maneira mais complexa e detalhada.

Os espaços na Internet são excelentes quando propõe reflexão e intercâmbio de ideias com relação aos debates feministas da atualidade, sem agressividade ou preconceito com ideais alheios. Os grupos feministas tem se apropriado destes espaços com o objetivo de analisar pautas políticas e analisar espaços de organização, que motivam e possibilitam ações, como por exemplo a chamada Marcha das Vadias, em 2012, ocorrida em diversas cidades do Brasil. A Internet também é um excelente espaço para expor de maneira anônima violências físicas e simbólicas – crimes, estupros, entre outros.

Leave a comment